Hoje é considerada uma escritora de referência no nosso país.
Num meio tão difícil e competitivo como a literatura, alguma vez pensou em desistir e mudar o rumo da sua vida?
Realizo-me a escrever e em ajudar as outras pessoas. Muitas vezes sintonize quando escrevi também espuma ajudar as pessoas. Escrevo todos os dias, mesmo de férias . É muito raro não escrever. Já dei aulas mas o prazer é a alegria que tenho a escrever não se compara a nada.
O segredo da vida de um escorie chama se resistência . Não posso desistir de um livro a maio, e se o faço é para recomeçar outro .
A agustina Bessa Luís diz que um escritor precisa de 3 coisas: inteligência , memória e vontade férrea . Eu acrescento uma que considero mais importante, a empatia. Conseguir perceber o que os outros sentem .e depois é trabalho , trabalho , trabalho . Como dizia o Picasso, que a inspiração te apanhe a trabalhar .
O segredo é paixão, dedicação e trabalho .
Em Portugal, existe atualmente a Lei da Paridade para a integração das mulheres na política. Considera que ser mulher na politica é uma vantagem ou um entrave?
Vivemos hoje num mundo verdadeiramente tecnológico e a tendência será tal factor se acentuar. Quais os desafios para os escritores, nomeadamente em Portugal, quando, cada vez mais, é possível ler (online ou através de app's) um livro sem o comprar?
Numa época em que cada vez mais há uma substituição da palavra escrita pelos meios de comunicação mais visuais e móveis, qual é o papel do escritor na sociedade e na valorização da componente humana dos cidadãos?
Tendo em conta que esta pergunta se dirige a uma romancista, poderá a relação entre o governo português e o seu povo dar uma história digna de constar numa das suas obras?
Dado que a escrita é um ferramenta essencial, sendo utilizada há décadas para um poeta, escritor, político ou estadista poder transmitir uma mensagem para a sociedade, entendemos a importância desta ferramenta. Portanto, dado que vivemos numa sociedade onde parece que todos queremos ser escritores, até que ponto é a escrita flexível de modo a que não se abuse da mesma?
Qual foi o livro que escreveu que lhe deu mais satisfação?
Quando se iniciou na sua aventura pela literatura esperava ter obtido o sucesso que teve ao longo da sua vida?
As histórias de amor parecem ser o preâmbulo transversal para as suas criações literárias. Como consegue reinventar o amor tantas vezes, e bem sucedido, de forma a alcançar o estatuto de autora portuguesa mais lida em Portugal?