José Matos Rosa
Como foi liderar a "secretaria geral" de partido que governou em tempo de uma profunda crise? Ser Secretário-Geral do maior partido português, seja em tempos de Poder seja em tempos de Oposição, é sempre uma missão aliciante. Mais do que isso, é um desafio permanente. Há uma imensa estrutura que espera do Secretário-Geral um pilar de estabilidade e de motivação permanente. De mim espera-se que mantenha a “máquina” bem oleada, com meios para trabalhar, com acesso a formação e informação, centrada nos combates nacionais e locais do Partido. E, da mesma forma como tenho de coordenar os serviços centrais do PSD, sinto que é fundamental estar próximo das distritais e concelhias. Isso faz de mim uma presença constante junto das bases.
Por outro lado, costumo dizer na brincadeira que sou um “gestor de egos”, porque é minha responsabilidade serenar as normais tensões políticas, num partido que leva a democracia interna muito a sério.
Mas, atenção: eu não estou sozinho. Acompanha-me uma grande equipa, que alia a juventude à experiência, a modernidade à militância. Sem eles o meu trabalho não seria possível!
Simão Ribeiro
Sentes de forma particularmente intensa a "pressão" da juventude portuguesa e os seus anseios nas tuas intervenções na Assembleia da República? Absolutamente... as minhas intervenções apenas fazem sentido se forem elas mesmas portadoras dos anseios e aspirações dos jovens. esse "peso saudável" sinto-o em cada intervenção.
Para alem disso, é extremamente frequente receber criticas, sugestões e perguntas via e-mail de jovens Portugueses que se interessam e preocupam...
Mónica Ferro
Necessitam os mecanismos de ação social em Portugal de sofrer uma brisa inovatória?
Nour Machlah
Consideras que a Europa está a acolher mal os refugiados?
Margarida Rebelo Pinto
Como contrariar o desinteresse crescente dos jovens pela literatura?
Luís Montenegro
Por vezes, um deputado tem que renunciar às suas crenças pessoais em obediência à disciplina partidária. Como se sente um deputado nessa situação?
Kyriakos Mitsotakis
Do you believe that PSD will win the next elections in Portugal? What´s the way we have to run until achieve that result?
Fernando Santos
Sente que a conquista recente do campeonato europeu de futebol transgride a dimensão futebolística propriamente dita? Se sim, em que medida e qual o impacto na mentalidade do povo português?
Jaime Gama
Constantemente se debate a potencialidade económica da centralidade geográfica de Portugal num plano Europa-África-América, mas não se têm materializado em igual dose os resultados dessa discussão. Qual a estratégia para tornar este "desejo" uma "realidade"?
César Mourão
Qual a força do humor ao nível da crítica à política e aos políticos?
Luís Marques Mendes
Além da má gestão governamental, até que ponto a mentalidade dos portugueses (como a conhecemos) não será igualmente uma causa dos sucessivos períodos negativos que atravessámos nos últimos anos?
Desafio do JUV
Qual foi a principal mensagem trazida hoje por Maria Luís Albuquerque aos alunos da UV? A Dra. Maria Luís Albuquerque confirmou que o Estado é um agente decisivo (porventura, o mais decisivo) no desenvolvimento da economia de um país, independentemente da orientação política, económica e/ou ideológica que siga na sua atuação.
Qual foi o ensinamento que mais gostaste de aprender na aula "Falar Claro" ? Gostei de interiorizar a noção "clara" de que a comunicação só se estabelece efetivamente e só é verdadeiramente útil quando a mensagem que pretendemos transmitir chega ao recetor.
Sugere ao JUV um título e subtítulo para a notícia da aula da tarde, com Miguel Poiares Maduro.
Nota: Zeca Mendonça, o respeitado e experiente assessor de imprensa do PSD, escolherá a vossa melhor proposta! Título: Poiares Maduro sobre a social-democracia
Subtítulo: Ex - Ministro foi à Universidade de Verão do PSD afirmar a fidelidade do partido à matriz social-democrata original e desmistificar mitos
Qual dos aspectos da UV estás a achar mais surpreendente? Todo o "perfecionismo" da organização.
Queres aparecer na capa do último JUV? É fácil: escreve um sms de despedida aos teus colegas uvianos deste ano. Não ultrapasses os 100 caracteres, com espaços. Caros colegas e amigos uvianos,
Aquilo que vivemos esta semana em Castelo de Vide perdurará nas nossas memórias como uma semana única nas nossas vidas (não só políticas). A formação que aqui recebemos, o trabalho intenso que desenvolvemos, as ideias que trocámos, as horas em que não dormimos, tornaram-nos mais resilientes, incrementaram o nosso conhecimento e enriqueceram as nossas visões sobre o mundo. Além disso, o companheirismo e as amizades acrescentaram à esfera central desta Universidade uma outra, mais lúdica, mais fraternal, sempre sensacional e emocionante no momento de despedida.
A todos, desejo os melhores sucessos pela vida fora e, em particular na vida política, uma participação que abrace valores e ideais: os valores e ideais em que acreditamos.