Terá a comédia uma componente política no seu exercício? Como avalia o sentido de humor dos políticos portugueses? Que político português daria, na sua opinião, um bom comediante?
A comédia não tem uma componente política no seu exercício, comédia é comédia quando faz rir, ponto. A comédia não é mais do que a velha estória do palhaço rico e do palhaço pobre, o que se passa é que na política muitas vezes é assim também.
A comédia tem uma componente política se o entendimento de quem a ouve for esse, se através da comédia conseguimos alertar para algo melhor.
Os políticos (e as outras pessoas) têm vindo a ter uma melhor abertura para o humor. Hoje qualquer pessoa tem acesso a canais por cabo estrangeiros, à internet, redes sociais, etc, logo faz com que estejamos mais abertos a outras realidades. A classe política sabe (porque são inteligentes) que se se associarem ao humor serão mais "modernos". Mas nenhum deles na minha opinião daria um bom comediante, o mais importante na comédia é o timming, e na política mesmo quando acertam já vem fora de timming.
Ao longo da história, assistimos à modernização constante das formas de fazer política e dos fenómenos políticos - como, a título de exemplo, o fenómeno Trump. Assim, e tendo em conta a influência dos media, poder-se-à considerar que o humor é, hoje, usado como arma política?
Em tempos de crise, a cultura é, quase que inevitavelmente, deixada para segundo plano. Ainda assim, ao longo dos últimos anos, o César tem tido um enorme sucesso nos seus trabalhos, atraindo multidões para os seus espectáculos. Saber que o público, mesmo no contexto de dificuldades, adere continua a aderir aos espectáculos aumenta a responsabilidade de um artista? No caso de um humorista, em tempo de crise, a responsabilidade de passar alegria aos portugueses aumenta?
Em tempos de crise considera que é mais fácil chamar a atenção do público? Pois, a meu ver, as pessoas numa tentativa de "esquecimento", procuram distrair-se com outros temas.
Enquanto figura pública, sendo ator, apresentador de televisão e comediante português, tem uma influência enorme nos portugueses. Sendo assim, os portugueses são quase como seus seguidores. Em que medida é que uma figura pública como o Sr. César Mourão consegue e deve influenciar positivamente a sociedade para um novo e melhor rumo?
Nos dias de hoje, poucos são os jovens interessados na política. Na sua opinião qual será a melhor forma de mostrar a importância e lado bom da verdadeira política, conseguindo cativar as classes mais novas?
Num tempo em que as opiniões em relação a diversos assuntos como religião e politica são mais extremos, qual é o papel do humorista na sociedade e quão mais difícil é fazer humor hoje?
Recentemente, o governo italiano decidiu dar 500€ a cada jovem para gastar em cultura, como forma de combater o terrorismo. Que papel entende que a cultura pode ter na afirmação da identidade nacional comum e no combate ao terrorismo?
Qual o papel da comédia na política? Nomeadamente a lidar com os assuntos tabu sobre os quais não se "pode" falar de forma séria sem ferir suscetibilidades.
Diz-se que rir é o melhor remédio. Estando o César Mourão habituado a ser "doutor" que o administra, como é fazer os outros rir quando tudo na sua vida faz com que não queira sorrir?