PARTICIPANTES
 
 
     
 
  André Braga
   
Grupo Encarnado
Distrito:
Guarda
Concelho:
Fornos de Algodres
Hobbie:
Passear
Animal:
Cão
Comida:
Lasanha
Música:
Todas dos Queen
Livro:
A Mão do Diabo (José Rodrigues dos Santos)
Filme:
12 anos de Escravidão
Gostaria de Ser:
Corporate Finance Manager
     
    Intervenções
   
Jantar-Conferência com o Dr. Filipe de Botton
    Pergunta a ...
   
Kyriakos Mitsotakis
O que leva alguém com um excelente curriculum como o do Doutor Mitsotakis (que passou por uma grande consultora e um fundo de private equity), candidatar-se à Presidência do principal partido da oposição, num contexto ainda marcado por tanta instabilidade e adversidade?
Sim, eu poderia estar no setor privado a fazer um bom dinheiro. E dada a tão difícil situação na Grécia, seria muito fácil ser pessimista. Mas a razão pela qual estou na política é que eu quero fazer a diferença e acredito que consigo. Estou na política porque não importa o quanto as coisas estejam difíceis: eu acredito no potencial do meu país e no meu povo. Ainda assim, estou otimista sobre a economia grega.
Luís Montenegro
Sendo a liberdade uma das pedras bazilares da democracia e sendo a identificação ideológica e os valores partilhados o que determina a composição de um determinado grupo parlamentar, faz sentido existir a figura da disciplina de voto?
No nosso sistema político e de governo a legitimidade dos mandatos parlamentares tem uma componente partidária forte. Os eleitores escolhem simultaneamente os deputados, o líder que querem para o governo e o programa da governação. Os deputados têm de formar o seu sentido de voto atendendo a todas estas dimensões. A formação da vontade colectiva da bancada, que os eleitores observam e avaliam, conta com o debate interno e a respectiva decisão. A regra só pode ser a disciplina, podendo o deputado usar sempre a declaração de voto para explicitar a sua opinião individual e, nos casos em que se justificar, solicitar de forma fundamentada o levantamento da disciplina. A não aplicação da disciplina torna imperceptível a posição partidária perante os eleitores e dificulta as condições de governabilidade. Já viram o que era um parlamento de 230 deputados "limianos"?
Kyriakos Mitsotakis
Tal como o PASOK, também a Nova Democracia tem a sua quota-parte de responsabilidades no acumular dos problemas ao longo do tempo, será a renovação política um critério importante para a Nova Democracia na seleção de candidatos para os novos desafios eleitorais?
Luís Marques Mendes
O Dr. Marques Mendes enquanto presidente do PSD vetou candidaturas de autarcas "populares" às eleições autárquicas de 2005, a fim de preservar a seriedade e integridade na vida política, 11 anos depois quais as medidas que tomaria de forma a credibilizar o sistema politico-partidário e, assim, reaproximar cidadãos e seus representantes?
    Desafio do JUV
   
Sugere ao JUV um título e subtítulo para a notícia da aula da tarde, com Miguel Poiares Maduro.
Nota: Zeca Mendonça, o respeitado e experiente assessor de imprensa do PSD, escolherá a vossa melhor proposta!

Título: "Social democracia reafirmada!"

Subtítulo:" Miguel Poiares Maduro defende a social democracia como forma de resolver as desigualdades sociais."