NOTÍCIAS
 
 
Resumo do quinto dia

A manhã de sexta-feira começou com a aula “EUROPA: Futuro ou futuros?” com Paulo Rangel. Numa sessão onde o futuro de Portugal e da Europa foram os temas centrais da discussão, o Deputado Europeu frisou que uma das ameaças da atualidade está “claramente no populismo”. Paulo Rangel alertou também para o facto de Portugal estar “claramente numa perda profunda de credibilidade” na Europa. Portugal apresentou “o segundo pior crescimento” do espaço europeu estando o nosso País “completamente atrelado e colado à Grécia”, afirmou.

Durante a tarde, Helena Matos e Salvador da Cunha debateram o tema “Somos prisioneiros das Narrativas? O debate público em Portugal”.

Helena Matos apresentou para debate uma vertente histórica do jornalismo e da comunicação, enquadrada com a realidade dos anos 70 até à atualidade, e afirmou que "não se pode usar a comunicação social para pressionar o governo".

Salvador da Cunha destacou a importância da comunicação na política, afirmando que “há governos que governam mal, mas comunicam bem e há Governos que governam bem, mas comunicam mal. Portugal precisa de um Governo que governe bem e comunique bem”.

O quinto dia desta Universidade de Verão terminou com um Jantar-Conferência com o convidado Filipe de Button, empresário português que falou aos alunos sobre a sua visão de empreendedor num mercado global que exige das empresas uma constante adaptação e capacidade de inovação.