NOTÍCIAS
 
 
Resumo do quarto dia

A quinta-feira começou com a aula do Eng. Carlos Moedas com o tema “Europa Digital: Oportunidade ou ficção?” em que defendeu uma Europa aberta e com ideais comuns.

O Comissário Europeu abriu o debate com os jovens da Universidade de Verão colocando a questão porque motivo aconteceu a dessincronização entre a economia e a política? Porque a economia globalizou-se, mas a política não, e essa dessincronização entre a política e a economia “é dos problemas mais graves que temos a resolver para o nosso futuro”, concluí.

Após o almoço, os alunos apresentaram e discutiram os seus trabalhos de grupo.

Nesta tarefa os jovens identificaram três prioridade e três medidas a aplicar caso fossem Governo. Saúde, educação, ambiente, economia, segurança social, foram algumas das áreas mais urgentes identificadas pelos grupos de trabalho.


Ao jantar, contámos com a presença de Mónica Ferro e Nour Machlah, que falaram aos alunos da sua visão sobre a crise dos refugiados. Nour Machlah descreveu a sua experiência enquanto refugiado sírio em Portugal, bem como falou aos alunos acerca das suas vivências e esperanças. Mónica Ferro alertou para a realidade política e humanitária associada ao flagelo da guerra e passou aos alunos a mensagem de que há muito por fazer e da importância das gerações futuras na luta pela estabilidade social e humanitária.