A manhã de quarta-feira começou com a aula do Eng. Carlos Pimenta e com o tema “Clima, Ambiente e Energia”.
Carlos Pimenta falou aos alunos da UV sobre as mudanças e pressões ambientais, as consequências associadas à mais recente e profunda revolução tecnológica, bem como sobre a importância de uma sustentabilidade ambiental. “Medidas que aumentam a sustentabilidade poupam dinheiro”, afirmou.
Na sessão da tarde, Miguel Poiares Maduro deu aos alunos da Universidade de Verão uma aula em que Sá Carneiro e o PPD/PSD foram citados tanto pelo orador como pelos alunos, num exercício de análise política, histórica e ideológica sobre o que “é ser social-democrata hoje”.
O antigo Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, na análise que fez à atualidade política, frisou que “hoje temos partidos populistas de direita que estão no poder, como na Polónia e na Hungria, mas partidos populistas de esquerda também no poder, na Grécia e em Portugal, se quiserem chamemos-lhe um caso híbrido de populismo”.
O dia de trabalho termina com o segundo Jantar-Conferência que contou com a presença de Luís Marques Mendes, que presentou aos alunos a sua visão sobre a erosão da credibilidade dos políticos e sobre o que pode ser feito para impedir este fenómeno.