A Universidade de Verão Francisco Sá Carneiro, uma iniciativa conjunta do Instituto Francisco Sá Carneiro, do PSD e da JSD, iniciou ontem em Castelo de Vide a sua 14ª edição. Intervieram na sessão formal de abertura, Juliana Mendes Correia, enquanto aluna da Universidade de Verão de 2015; Carlos Coelho, na qualidade de Diretor da Universidade de Verão; Simão Ribeiro, Presidente da JSD; Pedro Reis, Presidente do Instituto Sá Carneiro e o Vice-Presidente do PSD, Jorge Moreira da Silva.
Juliana Correia partilhou com os alunos desta edição da Universidade de Verão a sua experiência enquanto aluna. “Durante a próxima semana terão a oportunidade de aprender com os melhores oradores nas mais variadas áreas que vos possibilitarão ter uma atividade cívica e política mais qualificada no futuro”, disse.
A sessão prosseguiu com a apresentação do vídeo-resumo da Universidade de Verão de 2015.
De seguida, para dar as boas-vindas e informações aos alunos, interveio Carlos Coelho, Diretor da Universidade de Verão, que explicou aos alunos a metodologia das aulas e jantares-conferência, os objetivos esperados e os instrumentos de participação à disposição dos alunos.
Simão Ribeiro, Presidente da JSD, salientou a importância da formação cívica e política na vivência e futuro dos jovens alunos. “Quanto mais verdadeiros forem, quanto maior for o vosso sentido crítico, quanto mais pensarem pela vossa própria cabeça, mais útil será o contributo que darão a Portugal”, afirmou o líder da Juventude Social Democrata.
O Presidente do Instituto Sá Carneiro, Pedro Reis, destacou o objetivo do Instituto em abrir à discussão temas úteis à sociedade com identificação de políticas concretas, através de iniciativas, encontros e conferencias.
Jorge Moreira da Silva, Vice-Presidente do PSD, destacou a importância estratégica da aposta na economia verde, bem como nas cidades sustentáveis, inteligentes e conectadas. “O Governo das esquerdas tem como único objetivo resgatar o passado na Europa, no Estado, em Portugal. Tem medo do futuro. E, por isso, os verbos que conjuga são recuar, reverter, revogar”, frisou Jorge Moreira da Silva aquando da sua análise sobre o futuro do País.
Por fim, o jantar formal de abertura da UV 2016 teve como convidados o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Nobre Pita, que a todos deu as boas-vindas à bela vila de Castelo de Vide, e Duarte Freitas, Presidente do PSD Açores destaca que “o espirito e os objetivos desta UV só serão cumpridos se conseguirmos refletir em conjunto e transmitir experiências que fomentem políticas renovadas, credíveis e atuais”.