NOTÍCIAS
 
 
Resumo do segundo dia

O segundo dia da Universidade de Verão de 2016 começou com a aula da Prof.ª Maria Luís Albuquerque. Os alunos tiveram oportunidade de ouvir a análise da antiga ministra das Finanças sobre o tema “O papel do Estado: amigo do crescimento ou cúmplice da crise?”. Abordando temas como a recente solução da CGD, o crescimento económico e a sustentabilidade da segurança social, lamentou “que é penoso perceber quão rapidamente se destrói aquilo que foi tão difícil construir e exigiu tantos sacrifícios dos portugueses", considerando que as dúvidas que os investidores já apresentam são um "sinal de alerta" que não pode ser ignorado.

"A esquerda tem uma enorme vontade de distribuir riqueza, mas uma aparente falta de vontade de criar riqueza", disse, considerando que procurar distribuir o que não se tem é apenas distribuir mais dívida, mais impostos e mais encargos futuros.

No período da tarde os alunos assistiram à aula «Falar Claro» de Carlos Coelho, e por Rodrigo Moita de Deus, já um clássico na Universidade de Verão. Nesta aula, são destacados elementos-chave no processo de comunicação verbal e não verbal, bem como foram indicados aos alunos alguns conselhos para falar em público, relação com a comunicação social e meios digitais.

No primeiro jantar-conferência, contámos com a presença do Dr. Jaime Gama que iniciou o seu debate com os alunos focando a temática da saída do Reino Unido da União Europeia – quais as consequências deste facto tanto para a Europa como para o Reino Unido.