PARTICIPANTES
 
 
     
 
  Gonçalo Gomes
   
Grupo Laranja
Distrito:
Viseu
Concelho:
Viseu
Hobbie:
Atletismo
Animal:
Cão
Comida:
Francesinha
Música:
If you could see me now (The Script)
Livro:
Queda de Gigantes (Ken Follett)
Filme:
Forrest Gump
Gostaria de Ser:
Economista, consultor, empresário
     
    Intervenções
   
O papel do Estado: amigo do crescimento ou cúmplice da crise?
Somos prisioneiros das Narrativas?: O debate público em Portugal
Jantar-Conferência com o Doutor Kyriakos Mitsotakis
    Pergunta a ...
   
Luís Marques Mendes
Na qualidade de excelente comentador e analista político que é, quanto tempo estima que a "Geringonça" durará?
Com altos e baixos, avanços e recuos, acho que a geringonça irá,pelo menos, até às autárquicas de 2017. Depois, logo se vê. Previsões mais ousadas é demasiado arriscado fazer.
Filipe de Botton
Qual a percepção que tem relativamente ao ambiente económico e à confiança dos agentes económicos, antes e após a "geringonça"?
Luís Marques Mendes
Há pouco mais de uma semana defendeu que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas em agosto, a geringonça sobreviverá ao OE2017. Assim sendo, para quando o fim desta solução política e a convocação de eleições antecipadas? Prevê que a geringonça dure a legislatura completa?
Nour Machlah
Se pudesse mudar alguma coisa no sistema europeu, no sentido de dar resposta à crise dos refugiados, o que seria?
Mónica Ferro
Enquanto que a União Europeia alberga pouco mais de 1 milhão de refugiados, a Turquia acolhe cerca de 3 milhões. Tendo em conta as tensões entre estas duas partes, considera que pode haver uma rutura no acordo que celebraram em relação aos refugiados? E se sim, estará a Europa pronta para um fluxo de tão volumoso e repentino?
Fernando Santos
Ser treinador é, de uma forma, um gestor. Seguindo uma linha de pensamento, como é que se pega num grupo de 11, 20 ou 30 pessoas e se o transforma numa equipa vencedora em que o todo é maior que a soma das suas partes?
    Achei Curioso
   
  • Algo que usamos repetidamente no nosso dia-a-dia, uma garrafa de plástico de água, ser assim tão "cancerígena" e tão prejudicial para o ambiente.
  • 90% de toda a informação criada no mundo ter sido criada nos últimos 2 anos.
  • O facto de um eurodeputado confirmar tão abertamente as tentativas de desestabilização da União Europeia por parte da Rússia, deixando antever os sentimentos de tensão e desconfiaça existentes entre Bruxelas e Moscovo.
  • "40% das receitas da SIC são provenientes de SMS ao domingo!"
  • O facto de, em certos países de língua oficial portuguesa, apenas algumas minorias saberem, de facto, falar português.
  •     Sugestões
       
  • Na minha opinião, a aula "Falar Claro" foi bastante útil. No entanto, estava à espera que incluísse uma componente prática. Sugiro portanto que seja dedicado mais tempo a este tema e que parte da aula seja uma espécie de workshop em que os alunos se organizem em grupos mais pequenos. Seriam então testados no que toca à oralidade, teriam feedback individual em relação à sua prestação e teriam a oportunidade de expôr dúvidas concretas, numa maior proximidade do que nas perguntas da aula propriamente dita. Talvez seja muito semelhante à atividade de simulação da assembleia, no entanto, parece-me (posso estar errado) que são diferentes no sentido em que a atividade da assembleia pretende mais avaliar do que ensinar.
  • Sugeria a utilização de voto electrónico na Simulação da Assembleia das UV's vindouras. Não só aumenta bastante a celeridade dos trabalhos como também a transparência e a eficácia. Não sei ao certo como funcionaria aqui mas numa atividade em que participei pareceu simples e foi do seguinte modo: havia um site (https://stats.eyp.org/session/48/) onde os coordenadores/conselheiros de cada grupo inseriam o voto dos membros do seu grupo e imediatamente aparecia, em direto, os resultados (por grupo) e se a medida era aprovada ou não. Por exemplo, o Coordenador A perguntava ao Grupo Lilás como queriam votar, 5 pessoas eram a favor, 2 contra e 1 abstinha-se, ele introduzia os dados na plataforma e tudo o resto era automático.
  •     Desafio do JUV
       
    Qual foi o ensinamento que mais gostaste de aprender na aula "Falar Claro" ?
    Um dos tópicos que mais me chamou à atenção foi sem dúvida o de escudarmos o nosso discurso com as chamadas "verdades universais". Isto porque, assim que tal foi mencionado, imediatamente me vieram à memória vários discursos em que essa técnica foi empregue sem eu sequer me aperceber. Misturar as nossas propostas (com as quais nem todos concordam) com proposições aceitas por qualquer um (independentemente do espectro partidário) é realmente algo muito simples mas ao mesmo tempo muito eficaz.
    Qual dos aspectos da UV estás a achar mais surpreendente?
    Aquilo que mais me está a surpreender é sem dúvida o facto de tudo estar organizado até ao mais ínfimo pormenor... desde a questão da correspondência das cores nos jantares (grupo/gravata/papel do guardanapo), aos jornais personalizados para cada um e ao extremo rigor no que toca à pontualidade e ao cumprimento de horários.
    Quem achas que ganhou o debate desta tarde entre Helena Matos e Salvador da Cunha? Porquê?
    Num debate, o importante é "a mensagem que se passa lá para casa". E de facto, independentemente de quem NA REALIDADE detém mais conhecimentos, quem (pelo menos) SIMULOU detê-los foi Helena Matos. Uma argumentação bastante assertiva, com um ritmo próprio, vários soundbites e analogias, um bom timbre e uma postura própria de quem está nesta área da comunicação há largas décadas.