PARTICIPANTES
 
 
     
 
  Gustavo Pereira
   
Grupo Rosa
Distrito:
Porto
Concelho:
Vila Nova de Gaia
Hobbie:
Política e Arbitragem
Animal:
Cão
Comida:
Bacalhau
Música:
O Jogo
Livro:
A Mensagem
Filme:
Lincoln
Gostaria de Ser:
Advogado
     
    Intervenções
   
Falar Claro
Assembleia Extraordinária (Apresentação dos Trabalhos de Grupo)
Somos prisioneiros das Narrativas?: O debate público em Portugal
Simulação de Assembleia: Proibir símbolos religiosos
Jantar-Conferência com Dr. Luís Marques Mendes
    Pergunta a ...
   
Joana Carneiro
Completando a licenciatura em medicina, teria, em tese, um emprego mais estável. Ao invés disso, decidiu optar por uma opção mais ousada e ingressar no mundo da música. De certa forma, seguiu o seu sonho. Aconselha os jovens de hoje em dia a seguirem os seus "sonhos" ou a optarem pela estabilidade?
O meu conselho para todos os jovens seria, sem dúvida, o de seguirem os seus sonhos. Optei pela música por sentir que era a minha vocação, sem ponderar qual das vias seria mais estável. O que tenho aprendido ao longo da minha carreira académica e profissional é que o cumprimento dos nossos sonhos depende de alguma dose de sorte, mas muito diretamente do que nós conseguimos controlar: a preparação máxima em cada tarefa que nos é confiada, consistência e antecipação de cada etapa que se avizinha.
Simão Ribeiro
Considera que é fácil para um jovem tomar lugar no palco político nacional ou existem dificuldades colocadas por actores políticos mais habituados a esse palco e que, por força de algum conservadorismo, demonstram-se retinentes à entrada de novos quadros?
Não... não é fácil... bem pelo contrario. Ser jovem nos dias de hoje não é fácil. ser jovem na politica pior... temos que trabalhar muito e dar o exemplo todos os dias, só assim conquistamos o respeito dos mais velhos.
Kyriakos Mitsotakis
Relativamente à (não) solução europeia para a actual crise de refugiados, considera que a Grécia, o país que mais dificuldades tens enfrentado na UE, foi abandonada e deixada com o problema para resolver?
Fernando Santos
Conseguissem todos os actores políticos fazer o que fez Fernando Santos: "fazer muito, com pouco" e atingir o sucesso num cenário de (grandes) adversidades. Esse é, de resto, o desafio do dia-a-dia de (quase) todos os portugueses. Desta forma, qual foi, para si, o verdadeiro significado de vencer o Euro 2016 e dar aos portugueses uma felicidade ímpar, tornando-se, para muitos, a ideia realizada de que, afinal, o sucesso é possível?
César Mourão
Em tempos de crise, a cultura é, quase que inevitavelmente, deixada para segundo plano. Ainda assim, ao longo dos últimos anos, o César tem tido um enorme sucesso nos seus trabalhos, atraindo multidões para os seus espectáculos. Saber que o público, mesmo no contexto de dificuldades, adere continua a aderir aos espectáculos aumenta a responsabilidade de um artista? No caso de um humorista, em tempo de crise, a responsabilidade de passar alegria aos portugueses aumenta?
Margarida Rebelo Pinto
Vivemos hoje num mundo verdadeiramente tecnológico e a tendência será tal factor se acentuar. Quais os desafios para os escritores, nomeadamente em Portugal, quando, cada vez mais, é possível ler (online ou através de app's) um livro sem o comprar?
Luís Montenegro
Torna-se, de alguma forma, desmotivante continuar a fazer política quando se assiste à reversão de muito do trabalho reformista levado a cabo nos últimos anos?
    Achei Curioso
   
  • Achei curioso o debate que existiu sem ter existido. Refiro-me ao contraponto de posições que existiu entre a opinião do Eng. Carlos Pimenta e o Dr. Filipe de Botton (Vidro contra Plástico). Seria, de resto, um boa opção de debate para uma edição próxima.
  •     Sugestões
       
  • A comunicação social deveria ser mais respeitadora dos trabalhos e, dessa forma, ter mais cuidado com a perturbação que causa, por força da sua presença. Os alunos que se sentam junto desta saem, claramente, prejudicados.
  • Deveriam existir mais iniciativas como o debate de hoje. São extremamente importantes para o desenvolvimento de capacidade de selecção de argumentos, na tomada de posição sobre diversos assuntos. Tenho a certeza que os futuros alunos sairiam realmente satisfeitos e intelectualmente mais capazes.
  •     Desafio do JUV
       
    Qual foi o ensinamento que mais gostaste de aprender na aula "Falar Claro" ?
    Não foi apenas um, mas sim os 15 conselhos para comunicar em público. São realmente conselho de grande utilidade para o futuro de cada um de nós, sendo que no mundo actual é completamente necessário dominar capacidades como a comunicação.
    Sugere ao JUV um título e subtítulo para a notícia da aula da tarde, com Miguel Poiares Maduro.
    Nota: Zeca Mendonça, o respeitado e experiente assessor de imprensa do PSD, escolherá a vossa melhor proposta!

    Título: PSD, Social-Democracia mas aberto.

    Subtítulo: Miguel Poiares Maduro defendeu que "durante a crise o partido não perdeu a sua identidade".